A Igreja de Nª Sª da Luz foi fundada em 1570 no sítio onde existia uma ermida da Senhora da Luz e pertenceu ao Convento dos Religiosos Agostinhos Descalços.
Fica situada na parte leste da vila. O templo era muito elegante, conservando ainda exteriormente o alpendre ou galilé formada por arcos de volta redonda com colunas de granito e os respectivos cunhais. O tecto da galilé é todo ornamentado com nervuras e fechos. O pórtico principal, de mármore, é no estilo dos meados da Renascença, com bustos nos cantos, em medalhões, e rematado por um pequeno frontão concheado; o lateral, também de mármore, é porém mais simples.
A torre sineira, à esquerda do edifício, é de forma cilíndrica rematada por uma pequena cúpula. O interior da igreja, de uma só nave, com capela-mor e duas capelas laterais está completamente desmantelado. As capelas laterais terminavam por cúpulas com zimbórios assentes em quatro conchas, e todas recamadas com altos relevos dispostos em compartimentos simétricos quadrangulares.
Na parte superior da capela-mor está um brasão de armas em esgrafito. No tecto do corpo da igreja vê-se um medalhão pintado, representando uma águia bicéfala com um coração trespassado por duas espadas e encimado por mitra e báculo. Na capela do lado do Evangelho, existe uma lápide, sobreposta por uma mitra, com uma inscrição comemorativa da instituição de uma missa quotidiana feita por Isabel Pires, em 1605.
CMA
Sem comentários:
Enviar um comentário