"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Museu Biblioteca da Casa Bragança - Vila Viçosa

- NOVA IMAGEM DO TERREIRO DO PAÇO DE VILA VIÇOSA
Após vários anos de intervenções e limpeza e consolidação, o Terreiro do Paço de Vila Viçosa está com nova imagem. Este grande espaço, delimitado por edifícios concebidos e financiados pela Casa de Bragança para ilustrar o poder e erudição dos seus senhores, recuperou a imponência dos séculos XVI e XVII.

A Igreja dos Agostinhos, Panteão dos Duques de Bragança, mandada engrandecer pelo oitavo Duque e rei D. João IV para abrigar os restos mortais dos seus antepassados, tinha graves problemas estruturais. De 2006 a 2008 realizou-se uma profunda intervenção que implicou a colocação de micro estacas para reforçar os paramentos exteriores, restauro de elementos marmóreos e limpeza da fachada.

Entre a Primavera de 2009 e Setembro de 2010 decorreu a limpeza e consolidação da monumental fachada do Paço Ducal – onde está instalado o Museu - Biblioteca da Casa Bragança - , revestida a mármore azul e branco da região, seguindo um projecto de manifesta influencia italiana, com três andares decorados de elementos das três ordens clássicas: dórica no rês do chão, jónica no primeiro andar e coríntia no segundo e último andar. A campanha de obras promovidas pelo duque D. Teodósio I na primeira metade do século XVI, incluindo este revestimento, terá sido contemporânea da definição do espaço monumental da praça, rematado pelo Convento das Chagas, Panteão das Duquesas que foi consagrado em 1535.

Na Igreja das Chagas, para além da limpeza do portal, o elemento que mereceu maior atenção foi o coruchéu da torre, decorado com esgrafitos a preto e branco.

Por ultimo, terminou em Novembro, a limpeza do último elemento propriedade da Fundação da Casa de Bragança, a Torre Sineira setecentista adossada ao conjunto monumental do Paço Ducal.

A totalidade das obras foi adjudicada à empresa Monumenta e integralmente suportada pela Fundação, com o apoio técnico da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
br/.

Sem comentários:

Enviar um comentário