- NOVA IMAGEM DO TERREIRO DO PAÇO DE VILA VIÇOSA
Após vários anos de intervenções e limpeza e consolidação, o Terreiro do Paço de Vila Viçosa está com nova imagem. Este grande espaço, delimitado por edifícios concebidos e financiados pela Casa de Bragança para ilustrar o poder e erudição dos seus senhores, recuperou a imponência dos séculos XVI e XVII.
A Igreja dos Agostinhos, Panteão dos Duques de Bragança, mandada engrandecer pelo oitavo Duque e rei D. João IV para abrigar os restos mortais dos seus antepassados, tinha graves problemas estruturais. De 2006 a 2008 realizou-se uma profunda intervenção que implicou a colocação de micro estacas para reforçar os paramentos exteriores, restauro de elementos marmóreos e limpeza da fachada.
Entre a Primavera de 2009 e Setembro de 2010 decorreu a limpeza e consolidação da monumental fachada do Paço Ducal – onde está instalado o Museu - Biblioteca da Casa Bragança - , revestida a mármore azul e branco da região, seguindo um projecto de manifesta influencia italiana, com três andares decorados de elementos das três ordens clássicas: dórica no rês do chão, jónica no primeiro andar e coríntia no segundo e último andar. A campanha de obras promovidas pelo duque D. Teodósio I na primeira metade do século XVI, incluindo este revestimento, terá sido contemporânea da definição do espaço monumental da praça, rematado pelo Convent
o das Chagas, Panteão das Duquesas que foi consagrado em 1535.

Na Igreja das Chagas, para além da limpeza do portal, o elemento que mereceu maior atenção foi o coruchéu da torre, decorado com esgrafitos a preto e branco.
Por ultimo, terminou em Novembro, a limpeza do último elemento propriedade da Fundação da Casa de Bragança, a Torre Sineira setecentista adossada ao conjunto monumental do Paço Ducal.
A totalidade das obras foi adjudicada à empresa Monumenta e integralmente suportada pela Fundação, com o apoio técnico da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
br/.
Sem comentários:
Enviar um comentário