"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 30 de abril de 2013

MARVÃO: V Rota/Ruta Internacional do/ del Contrabando do /del Café

Os caminhos sinuosos que marcaram a rota dos contrabandistas de café na zona de Marvão, vão ser de novo explorados, a 12 de Maio, no âmbito da V edição do “Percurso Internacional do Contrabando do Café”, numa homenagem aos antigos contrabandistas da sua raia.

Antes da partida marcada para as 8h30, junto à Igreja dos Galegos, poderá saborear as migas de pão com café do contrabandista, de seguida os participantes vão percorrer, durante um trajeto de 10,400 km, de dificuldade média, com um desnível máximo de 562 metros, e que recentemente foi considerada uma das melhores rotas sobre esta temática que existem na raia hispano-lusa. No final, pela hora de almoço, o convívio salutar será feito à mesa, num merecido almoço com cozido à portuguesa para todos os que se inscreverem.

Esta atividade constituiu o sustento de muitas gerações da nossa região, tendo havido, no passado, quatro pequenas indústrias de torrefação de café no concelho.

A prática do contrabando era de alto risco, realizando-se, por isso, maioritariamente durante a noite. As quadrilhas percorriam os trilhos acidentados e às patrulhas da guarda e dos carabineros cabia adivinhar qual a hora e o mapa que os contrabandistas utilizariam nessa noite.

Recorde-se que foi em Marvão que se realizou, em 2009, a primeira Feira do Café, uma iniciativa organizada pelo município e pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). Este percurso encontra-se devidamente marcado dos dois lados da fronteira, constituindo como o primeiro trilho internacional ibérico. Este trabalho resulta também do Acordo de Cooperação Conjunta celebrado entre Marvão e Valência de Alcântara, com a colaboração do Parque Natural da Serra de São Mamede e da Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão.

Esta é uma razão saudável para se deslocar e conhecer melhor o território desta zona raiana, aproveite para saborear os excelentes pratos apresentados pelos restaurantes do Concelho de Marvão, porque decorre nesta altura a “Quinzena Gastronómica do Bacalhau”, que vai até 25 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário